Imagens Fortes - A negligência a uma menina de dois anos causou comoção na sociedade chinesa. A criança foi atropelada por um furgão e depois por um caminhão em uma pequena rua comercial da cidade de Foshan, no sul do país. Dezenas de motoristas e pedestres ignoraram a vítima, que agonizou no chão em meio a uma poça de sangue e foi socorrida depois de quase dez minutos. A garota morreu.

( Curiosidades ) Saiba o que é G20 e como funciona .

Atualizado - 02 de Novembro de 2011 -



O Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.[2] Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global. [3] [4]

O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individual de qualquer organização.

Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas oito economias mais ricas.
Leia Mais ►

( No Canadá ) Médicos canadenses veem num testículo o rosto de um homem sofrendo de dor

03/11/2011 - 14h47 | do UOL Notícias -



Médicos canadenses afirmaram ter visto um rosto de uma pessoa sofrendo na superfície do testículo de um homem que foi internado com fortes dores e o escroto inflamado, segundo um artigo publicado na revista Urology.

Há dois anos, os médicos em um hospital universitário de Kingston, na província de Ontario, descobriram o que parecia ser um rosto numa ultrassonografia do escroto do paciente de 45 anos.

"Enquanto analisávamos o exame, os residentes e o pessoal médico se surpreenderam ao ver o contorno de um rosto de um homem olhando para o alto, com a boca aberta como se estivesse experimentando dores fortes", escreveram os médicos Gregory Roberts e Touma Naji.

"Houve um breve debate sobre se a imagem podia ser de uma divindidade (talvez Min, o deus egípcio da virilidade masculina); no entanto, ficou estabelecido por consenso que se tratava de uma mera coincidência mais do que uma proclamação divina".

O tumor acabou sendo benigno e os médicos extirparam o testículo.

A descoberta foi publicada no último número da revista Urology sob o título "A face da dor testicular: uma surpreedente descoberta em uma ultrassonografia".
Leia Mais ►

( Saude ) Beber moderadamente eleva risco de câncer em mulheres, diz estudo

Atualizado - 03/11/2011 - 16h39 | da Folha.com -



As mulheres que bebem, mesmo moderadamente, têm maior risco de sofrer de câncer de mama que as demais, revelou um estudo feito nos Estados Unidos e publicado na terça-feira (1).

Aquelas que consomem entre três e seis copos de bebida alcoólica por semana têm 15% mais risco de desenvolver câncer de mama que as abstêmias, afirma a pesquisa realizada pelas escolas de medicina de Brigham e de Harvard e pelo Women's Hospital.

Além disso, as mulheres que consomem em média dois copos diários de álcool têm 51% mais risco de desenvolver câncer, revela o estudo publicado no JAMA ("Journal of the American Medical Association").

A pesquisa envolveu 105.986 mulheres, que responderam a uma bateria de perguntas sobre sua saúde e consumo de álcool entre 1980 e 2008.

O resultado representa um dilema para as pessoas que consomem pequenas doses diárias de álcool, como um copo de vinho, para cuidar do coração.

Os autores do estudo destacam que a razão do aumento do risco de câncer de mama entre as mulheres que bebem permanece desconhecida, mas acreditam que há relação com o aumento dos hormônios sexuais.
Leia Mais ►

( Genebra ) Brasileiro é pego com 750 diamantes nas calças

Atualizado - Quinta-feira, 03/11/2011 - 22:41 -



Um brasileiro foi apanhado em Genebra na quarta-feira, 2, com 750 pedras de diamante escondidas em suas calças. Ele chegava da Bélgica em um trem e iria embarcar para o Brasil no mesmo dia a partir do aeroporto de Genebra.

O traficante se identificou como egípcio mas viajava com um passaporte brasileiro. Na tentativa de se defender, o suspeito alegava que as pedras não tinham como alvo o mercado suíço e que, portanto, estava apenas de passagem. Além disso, argumentou que havia escondido as pedras em suas calças porque já havia sido roubado no metrô de Paris – por onde teria passado – em várias ocasiões.

Segundo o suspeito, que não teve seu nome revelado pela polícia, foi ele mesmo quem trabalhou sobre as pedras. Ele disse ainda que os diamantes seriam levados ao Brasil.

Segundo Michel Bachar, porta-voz da Polícia de Fronteira de Genebra, as suspeitas recaíram sobre o sujeito por sua "linguagem corporal" ao desembarcar do trem em Genebra.

Os suíços optaram por não prender o suspeito. Apenas aplicaram uma multa de 5 mil francos suíços e dar uma garantia em dinheiro. Esse montante seria liberado assim que o brasileiro saísse do território suíço, como acabou ocorrendo.

Na avaliação do suspeito, o seu carregamento valia cerca de US$ 45 mil. Mas para Bachar, o que ele carregava era pelo menos duas vezes mais valioso. (Jamil Chade, no Estadão)
Leia Mais ►

(Internacional G20 ) Dilma defende proposta para 'bolsa família' global

03/11/2011 - 18h38 | da Folha.com -



A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quinta-feira (3), durante a reunião de cúpula do G20 em Cannes, na França, uma antiga proposta da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para estabelecer uma espécie de programa de renda mínima global, em moldes semelhantes ao programa brasileiro do Bolsa Família.

Dilma disse que "o Brasil tem uma experiência exitosa de enfrentar a crise com inclusão social e geração de empregos" e sugeriu que esse seria um caminho possível para o combate às crises econômicas.

"A inclusão de 40 milhões de pessoas na classe média foi não somente um impositivo moral, mas também uma questão de eficiência econômica", afirmou.

Segundo ela, é por essa razão que o país "apoia a tese da OIT de que um piso único de renda global não é filantropia, mas é uma rede de proteção mundial fundamental para enfrentar a crise e que tem um efeito inequívoco contra a crise".

De acordo com a OIT, a proposta oficialmente chamada de Piso de Proteção Social "prevê que cada país deveria incluir na oferta de serviços básicos de saúde, independentemente de contribuição, o pagamento de um benefício básico para famílias com crianças --a exemplo do que o governo brasileiro garante com o pagamento do Bolsa Família, benefícios assistenciais para pobres e desempregados e a manutenção das políticas de garantia de renda para idosos, viúvos, órfãos e inválidos".

A proposta da OIT já havia sido endossada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, anfitrião do encontro, no início do ano.

TAXA

A presidente brasileira disse ainda em seu discurso que apoia outra proposta defendida pela França, da criação de uma taxa global sobre operações financeiras para bancar programas sociais, desde que ela venha em conjunto com a aprovação da proposta do piso global.

"O Brasil não se opõe a uma taxa financeira mundial se isso (a proposta da OIT) for consenso entre os países a favor da ampliação dos investimentos sociais", afirmou Dilma.

Em um pronunciamento após o encontro, Sarkozy, na condição de presidente de turno do G20, se disse animado com o apoio declarado à proposta da taxa financeira global e citou especificamente os apoios manifestados por Dilma e pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, durante a reunião.
Leia Mais ►

( Na Colombia ) Cartórios enganam índios analfabetos e os batizam como 'Xixi', 'Tarzã' e 'Cabeção'

Atualizado - Quinta-feira, 03/11/2011 - 19:04 -


O requinte de crueldade dos burocratas colombianos foi ter registrado todos os índios com data de nascimento em 31 de dezembro

Durante décadas, funcionários públicos colombianos enganaram centenas de índios analfabetos da tribo Wayúu e lhes deram cédulas de identidade com nomes como “Ferrari”, “Xixi”, “Marilyn Monroe” e “Cabeção”. Tem também “Alka-Seltzer”, “Land Rover”, “Tarzã”, “Coito” e “Telefone”, além de “Palhaço” e “Gorila”.

O caso pode parecer engraçado, mas não é. Trata-se de óbvia violação de um dos mais básicos direitos humanos. O nome da pessoa representa o aspecto imediato da identidade do indivíduo, é o modo pelo qual ele se faz representar ante a sociedade e, por outro lado, é a maneira pela qual esse mesmo indivíduo começa a formar uma ideia sobre si. O nome, em resumo, é o que singulariza a pessoa – é o direito de ser ela mesma. Não é por outra razão que, ao ser privado de liberdade, a primeira coisa que um prisioneiro perde é seu nome, trocado por um número. Sua existência como indivíduo é anulada, ficando à mercê dos algozes.

O requinte de crueldade dos burocratas colombianos foi ter registrado todos os índios com data de nascimento em 31 de dezembro. Um documentário com o sugestivo título “Nascemos em 31 de dezembro”, que relata o drama da tribo, foi lançado recentemente na Colômbia. Algumas cenas podem ser vistas neste vídeo. (Marcos Guterman, no Estadão)
Leia Mais ►

( Casamento com data de validade ) Cidade do México estuda permitir casamentos renováveis a cada dois anos

BBC Mundo, México - Atualizado em 03 de Novembro de 2011


Metade dos casamentos terminam em divórcio na Cidade do México

A proposta, que deve ser discutida na Comissão de Administração da assembleia, visa reduzir o número de divórcios, garantir o sustento dos filhos e agilizar o processo administrativo no caso do fim do casamento.

O contrato de dois anos seria opcional e evitaria o excesso de trabalho no setor do Judiciário que cuida de divórcios.

O casal que optasse pelo contrato temporário poderia ver se o casamento funciona durante o período de dois anos.

"Dois anos é um tempo mínimo que já permite conhecer e avaliar como é a vida do casal. Se o casal renova (o contrato), isto vai significar que há um entendimento com seu parceiro, que as regras estão claras e que os dois cônjuges tenham certeza jurídica de seus direitos e deveres", disse à BBC a deputada Lizbeth Rosas Montero, que faz campanha pela proposta.

Para a deputada, esta mudança no Código Civil vai favorecer as "relações mais saudáveis e harmoniosas entre casais, ajudaria a restabelecer o tecido social e a estabilidade das famílias", que seriam poupadas do trauma e dos custos de um divórcio.

O contrato temporário de casamento também prevê uma série de acordos que seriam firmados entre o casal antes do casamento.

Nestes acordos, os cônjuges poderiam determinar, por exemplo, quanto dinheiro cada um pagaria para manter os filhos ou o tempo em que se pagaria uma pensão em caso de separação.

Oposição

Alguns deputados da Cidade do México já se pronunciaram contra o casamento "renovável", alegando que este contrato vai contra o conceito tradicional de casamento "para toda a vida".

Organizações conservadoras, como a União Nacional de Pais de Família, também já se pronunciaram contra a proposta.

"Inicialmente pensei que era uma piada de mau gosto", disse a diretora da organização, Consuelo Mendoza, à BBC.

"Este tipo de iniciativa cria uma cultura do descartável em temas importantes para a sociedade. Se os pais tem problemas, primeiro precisam procurar outras soluções."

"Imagine o impacto emocional que teria para um filho. A angústia de pensar, a cada dois anos, se mamãe e papai vão renovar o contrato", acrescentou.

Na Cidade do México cinco em cada dez casamentos terminam em divórcio.

Desde que o chamado Divórcio Expresso entrou em vigor em 2008 na capital mexicana, uma medida que permite o fim do casamento em quatro semanas, ocorreram cerca de 60 mil divórcios na capital mexicana.
Leia Mais ►
 
©2007