Imagens Fortes - A negligência a uma menina de dois anos causou comoção na sociedade chinesa. A criança foi atropelada por um furgão e depois por um caminhão em uma pequena rua comercial da cidade de Foshan, no sul do país. Dezenas de motoristas e pedestres ignoraram a vítima, que agonizou no chão em meio a uma poça de sangue e foi socorrida depois de quase dez minutos. A garota morreu.

( Esporte ) Modelo diz que Messi é bem dotado e todo depilado

Folha.com - 20 de Outubro - 21h22 -


Messi e modelo Xoana González

Disparado o melhor dos gramados por todo mundo, Messi está com moral também fora das quatro linhas. Quem garantiu foi a modelo Xoana González, que ficou famosa por passar uma noite ao lado do craque argentino.

Em entrevista à revista Primeira Línea, ela revela: “Leo me parece um tipo muito bem dotado, é um cavalheiro, mas, ainda que seja tímido, quando está com confiança, levanta voo”. E completou: “Eu diria que não honra seu apelido de Pulga. Diria que honra a lei do “L”. Estivemos juntos por três horas. Foi uma partida que nenhum de nós vamos esquecer. Não conte a ninguém: ‘Ele é todo depilado! Não tem nenhum pelo. Parece um bebê”, disse González.

Para os que acham que a noite no edifício do jogador em Puerto Madero foi regada a álcool, ela fez questão de defender o atleta. “Me convidou para uma Coca-Cola. Nem cerveja tinha em sua geladeira. Me disse que não tomava álcool”, conta González, participante da versão da “Dança dos Famosos” da Argentina.
Leia Mais ►

( Salvador ) Consultores da Tenda fazem proposta para comprar o Barradão

Atualizado - 22 de Outubro - 18h44 -



Estão em Salvador dois consultores imobiliários da construtora Tenda, que vieram de Belo Horizonte para fazerem uma avaliação do estádio Manoel Barradas. É que a Construtora pretende fazer uma proposta para comprar o estádio do Vitória.

Segundo informações, a Tenda já teria feito contatos com a direção do Vitória, inclusive com pretensão de já pagar pelo o imóvel e só receber em 2014, quando o estádio Arena Fonte Nova estiver pronto. Neste caso, o Vitória mandaria seus jogos na Fonte Nova. Os consultores da Tenda estarão no Barradão neste sábado (22/10).

A direção do Vitória não tem qualquer acordo com os investidores da Arena Fonte Nova e o próprio presidente Alexi Portela já afirmou que para mudar seu mando de campo, o clube terá que receber uma boa proposta, pois o Barradão é seu mando de campo.
Leia Mais ►

( Brasil ) Nova geração pode ficar 'traumatizada' pela falta de empregos, diz OIT

Atualizado em 19 de outubro, 2011 - 16:36 (Brasília) 18:36 GMT -



Desemprego entre jovens teve leve queda em 2011, mas continua grave


Segundo um relatório da instituição, os jovens podem sofrer o impacto do desemprego alto nas economias mais avançadas e do aumento do número de trabalhadores pobres nos países em desenvolvimento.

O relatório "Tendências Mundiais do Emprego Juvenil" de 2011 indica que além de criar "um mal-estar social provocado pelo desemprego e trabalhos precários, a crise pode resultar em salários mais baixos no futuro".

"Esta frustração coletiva dos jovens foi um dos motores dos movimentos de protestos que ocorreram neste ano em todo o mundo. Tornou-se cada vez mais difícil para os jovens conseguirem algo diferente de um trabalho por meio período ou temporário", diz a organização, que cita como exemplo as revoltas da primavera árabe.

Desistência
A OIT havia publicado em agosto de 2010 um relatório sobre o impacto da crise econômica global no mercado de trabalho para os jovens entre 15 e 24 anos. Mas em razão do aumento das incertezas no cenário econômico, decidiu atualizar as tendências.

No relatório anterior, a organização constatou que em 2009, o pico da crise, o número de jovens desempregados havia aumentado em 4,5 milhões, um recorde. A média até 2007, antes da crise, era de menos de 100 mil pessoas por ano.

Segundo o novo documento, a crise no mercado de trabalho dos jovens continua grave em 2011. Se os números registram uma leve queda, isso é devido ao fato, diz a OIT, de que muitos jovens simplesmente desistiram de procurar emprego, sobretudo nos países da União Europeia.

O relatório afirma que a taxa de jovens desempregados no mundo, de 12,7%, permaneceu inalterada entre 2009 e 2010, totalizando 75,1 milhões de pessoas no ano passado. Em 2011, o número de jovens sem emprego deverá cair para 74,6 milhões (12,6%).

Desencorajados

A OIT diz ainda que 2,6 milhões de jovens a menos do que o previsto nas estimativas entraram no mercado de trabalho em 2010, nos 56 países onde os dados foram apurados.

"Muitos desses 2,6 milhões são certamente jovens desencorajados que esperam a recuperação da economia. Eles devem retornar ao mercado de trabalho como desempregados, o que significa que as estatísticas oficiais subestimam sem dúvida a dimensão real do problema nas economias desenvolvidas."

O relatório cita o exemplo da Irlanda, país fortemente afetado pela crise da dívida soberana, onde o desemprego dos jovens – que saltou de 9% em 2007 para 27,5% em 2010 – poderia ser 19 pontos percentuais mais alto se as estatísticas levassem em conta os que se voltaram a estudar ou desistiram de procurar emprego.

A taxa dos que trabalham por meio período aumentou em todos os países desenvolvidos, com exceção da Alemanha. Na Irlanda e na Espanha, por exemplo, o aumento foi de 17 e 8,8 pontos percentuais, respectivamente.

Em alguns países em desenvolvimento, como os do sudeste asiático e os da África, as taxas de desemprego juvenil são menores, de acordo com o relatório.

No entanto, a organização afirma que isso não significa que a situação nessas regiões seria melhor do que a das economias avançadas.

"Isso quer dizer simplesmente que os jovens dos países em desenvolvimento, com pouca ou nenhuma proteção social, não têm outra opção além de trabalhar", diz o documento.
Leia Mais ►

( Hereditariedade ) Apenas 30% dos cânceres vêm de genes herdados, diz médico

Folha.com - 20/10/2011 - 08h38 -

Mas só uma minoria dos tumores têm causas hereditárias.

De acordo com o oncologista Bernardo Garicochea, coordenador da unidade de aconselhamento genético do Hospital Sírio-Libanês, só 30% dos tumores são determinados por um conjunto de genes herdados da família.

Do total, em torno de 5% estão ligados a mutações específicas. Os médicos já conhecem algumas dessas mutações em trechos de DNA definidos. As mutações nos genes chamados de BRCA1 e 2, por exemplo, estão fortemente ligadas a tumores de mama, ovário, pele e pâncreas.

Quem tem esse tipo de mutação carrega o que os médicos chamam de síndrome. A de Lynch, por exemplo, causa tumores no intestino. Outras, como a de Li-Fraumeni, dão origem a vários tipos de tumor na mesma família.

"O médico pode analisar o padrão de tumores que ocorre na família e pedir um teste genético para identificar a síndrome", afirma o médico.

Testes desse tipo só estão disponíveis na rede privada. Para saber quais são os pacientes que precisam desse tipo de teste, os médicos observam alguns sinais: o número de pessoas na família que tiveram câncer; o número de familiares que tiveram o mesmo tipo de tumor; se há pessoas em que a doença apareceu cedo (câncer de mama antes dos 40 anos, por exemplo) e se uma pessoa teve dois tipos diferentes de tumor em seguida ou em dois lados do corpo de forma independente.

"Achando o defeito genético no doente, procuramos o mesmo defeito nas outras pessoas. É como uma lista telefônica, você já sabe em que página está o que você procura", afirma Goricochea.

ETNIA

Pertencer a alguns grupos étnicos também pode aumentar o risco de desenvolver determinados tumores.

Segundo a geneticista Fernanda Teresa de Lima, responsável pelo serviço de oncogenética do hospital Albert Einstein, descendentes de judeus ashkenazi (da Europa Central ou Oriental), têm maior risco de carregar as mutações no BRCA1 e 2.

Garicochea lembra também que os negros têm risco maior de tumor de próstata e devem ser acompanhados mais de perto quando aparece algum caso na família.

PREVENÇÃO

Quando os médicos encontram um caso de risco, é possível tomar medidas preventivas, de acordo com a síndrome que a pessoa tem.

Uma das principais providências é aumentar a frequência de exames periódicos, como colonoscopias, mamografias e testes para tumor de próstata, dependendo da região do corpo que estiver em risco. O aumento da atividade física também é uma estratégia importante.

Alguns remédios podem ser usados para evitar tumores. O tamoxifeno, que interfere na atividade do hormônio feminino estrogênio, por exemplo, reduz o risco de câncer de mama. A aspirina, em doses baixas, pode prevenir o tumor de intestino.

Em casos de alto risco, o médico pode recomendar uma cirurgia preventiva, como a retirada parcial ou total das mamas, do intestino ou da tireoide, por exemplo.

Goricochea diz que, apesar de não haver motivo para pânico, a ocorrência de câncer em parentes deve ser investigada. "É importante traçar o histórico familiar. Algumas pessoas acham que não têm muitos casos na família mas, quando vão investigar, acabam descobrindo."
Leia Mais ►
 
©2007