Imagens Fortes - A negligência a uma menina de dois anos causou comoção na sociedade chinesa. A criança foi atropelada por um furgão e depois por um caminhão em uma pequena rua comercial da cidade de Foshan, no sul do país. Dezenas de motoristas e pedestres ignoraram a vítima, que agonizou no chão em meio a uma poça de sangue e foi socorrida depois de quase dez minutos. A garota morreu.

( Brasil ) Governo fará mapeamento nacional para combater tráfico de pessoas

Atualizado - Segunda-feira, 07/11/2011 - 08:02 -



O governo prepara uma série de medidas para enfrentar um problema ainda quase desconhecido no país: o tráfico de pessoas nos âmbitos nacional e internacional. Por determinação do Palácio do Planalto, um grupo que reúne 21 setores da administração - ministérios, secretarias e departamentos - trabalha para criar o Diagnóstico Nacional sobre Tráfico de Pessoas, que pretende mapear as rotas de migração e imigração, para que o crime possa ser atacado de forma mais eficaz pelas autoridades.

O assunto volta a ser debatido nesta segunda-feira, sob o comando da Secretaria Nacional de Justiça, no 2º Encontro Nacional de Rede de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas, em Recife (PE). Estão na mira das ações do governo casos que envolvem a adoção internacional de crianças e o tráfico de pessoas para fins de remoção de órgãos, exploração sexual e trabalho escravo.

A investigação também será sobre outros setores que se alimentam do tráfico de pessoas, como a agricultura e a construção civil.

A intenção do governo é diminuir, de imediato, a vulnerabilidade ao tráfico de pessoas de alguns grupos sociais específicos - mulheres, crianças, homossexuais - e capacitar profissionais de segurança pública e outros agentes para atuarem nesses casos.

A influência das novas tecnologias de comunicação, como as redes sociais virtuais, são outra preocupação, pois são consideradas ferramentas que podem ser utilizadas no aliciamento das pessoas. (Evandro Éboli, O Globo)

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2007